domingo, 26 de fevereiro de 2017

Análise das emissoras

Você certamente já deu uma passeada com o controle remoto pelas nossas 05 maiores emissoras de televisão: Globo, Record, SBT, Band e RedeTV. 
Vamos às análises. 

REDE GLOBO: é uma emissora que procura agradar todo tipo de público e investe pesado em uma programação diversificada. Esporte, jornalismo, dramaturgia, filmes, entretenimento você encontra na medida certa. 
Ponto forte: novelas. São as maiores audiências da emissora, ultrapassando facilmente os 20/25 pontos, chegando a beirar os 35. Não tem pra ninguém no quesito. 
Ponto negativo: ausência de liberdade. Não se vê na Globo uma liberdade real dos apresentadores como se vê nas demais concorrentes, especialmente SBT e Record. Há uma liberdade, mas ainda assim é nítido que não passa de uma ''liberdade forçada e ensaiada''. Isso é ruim e o público percebe. Outro ponto negativo é a ausência de uma concorrente à altura, deixando em um patamar egocêntrico e até acomodado a maior emissora do Brasil, podando eventuais investimentos extras.

_________________________

REDE RECORD: é uma emissora que vem tentando agradar o máximo possível às classes C e D, com programas popularescos e pautas correlacionadas a atividades que pertencem às classes citadas. Sem dúvidas, é a emissora que mais cresceu nos últimos anos, desbancando a ex vice líder, SBT e assumindo seu lugar no posto. Hoje é a segunda emissora mais vista do país. 
Ponto forte: jornalismo. Se trata da maior audiência do canal, que vem investindo maciçamente no setor. A programação é composta por mais de 50% destinada a jornais, noticiários e afins. O Ibope corresponde sempre positivamente. 
Ponto negativo: sensacionalismo. Programas que apelam para a emoção estão em alta na Record. Em exagero, isso pode se tornar uma dor de cabeça para a emissora, uma vez que o formatado demasiadamente enjoa e sempre é igual, pode afastar seu público consideravelmente. 

_________________________

SBT: uma emissora que conquistou a simpatia do público. Os números mostram que é o canal mais bem aceito e mais querido pelo telespectador. Emissora que mantém a característica da alegria e descontração sempre presentes em sua programação. Com o maior apresentador do Brasil no comando, o SBT possui público fiel e já conquistou uma identidade própria. 
Ponto forte: programação infantil e humorística. Bom Dia e CIA, Programa do Ratinho, A Praça é Nossa, Programa Silvio Santos e outros sempre rendem uma excelente audiência ao SBT, além de suas séries congeladas, como Eu, a Patroa e as Crianças. Apesar de uma programação que parou no tempo e foi tomada pelas reprises, o SBT soube cativar seu público através destes programas. 
Ponto negativo: jornalismo. Ao contrário de sua principal concorrente Record, o SBT ainda não se firmou no quesito. Telejornais fora de mão, jornalistas reprovados pelo público e um formato ultrapassado tem deixado o setor com baixa audiência e pouca credibilidade. 

_________________________

BAND: quarta maior emissora do país, a Bandeirantes ou Band, encontrou no esporte sua maior fonte de renda e audiência. Com uma programação voltada ao setor, pode ser considerada a SporTV da televisão aberta. 
Ponto forte: esporte. Programas com Renata Fan, Milton Neves e outros, dedicados a comentários esportivos, previsões, análises e afins, fazem parte de 40% da pauta diária do canal, além das exibições de jogos de futebol da série A, que sempre garantem ótima audiência. Outro ponto que vale a pena citar é o programa MasterChef que chegou para ficar e frequentemente atinge 8 pontos, que para padrões Bandianos, é algo extraordinário. 
Ponto negativo: ausência de programas de entretenimento. Não há hoje na Band um programa de auditório, nem mesmo um apresentador de peso. A emissora parece não investir no setor, o que descredita muito o potencial do canal. 

_________________________

REDETV: canal jovem e que em pouco tempo se firmou como a quinta maior emissora do Brasil. Com um time, que para a idade, já é considerado alto: Sonia Abrão, Nelson Rubens, João Kleber e Luciana Gimenez são alguns dos recentes nomes de uma emissora que tem tudo para ser mais do que é hoje, mas parece não encontrar a fórmula mágica.
Ponto forte: celebridades. A emissora tem diversos programas na área: A Tarde é Sua com Sonia Abrão (maior audiência diária do canal), SuperPop e TV Fama são alguns. Se encontrou como uma emissora das fofocas do mundo artístico. A audiência é percebida. Hoje a marca da RedeTV pode ser considerada esta. 5 a 8 horas por dia se dedica ao noticiário de celebridades, novelas e afins. 
Ponto negativo: excesso de publicidade e venda de horários. Acaba um programa, entra a Igreja X. Acaba outro, entra a Igreja Y. Acaba outro, entra propagandas da marca Z. De fato há uma excessiva carga horária que estragam a programação da RedeTV, e quase sempre, são responsáveis por entregar uma audiência fraquinha ao programa sequente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário